Sexta-Feira 13

Publicado a: 13-11-2009 | Por : ParaRir | Em : Animais, Diversos, Eventos, Humor Negro, Sazonal, Sorte e Azar


7

Segundo reza a história para esta crença está no facto de que Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Na Santa Ceia treze pessoas estavam sentadas à mesa, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Também temos o dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira 13. A Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França onde os membros foram presos simultaneamente em todo o país e ainda por cima torturados e executados por heresia.

Por seu lado, a própria sexta-feira é considerada por muitos como um dia azarento. Tal facto pode derivar da mitologia Norse. Sexta Feira é Frigga nos países escandinávos, o nome da sua deusa do amor e fertilidade. No entanto, esta deusa acabou banida em vergonha e classificada como bruxa. Desde então, acredita-se que todas as sextas-feiras (o dia em que foi banida) a deusa vingativa reune-se com outras onze bruxas e com o demónio – uma reunião de treze – e juntos planeiam todo o mal que irá acontecer para a próxima semana! De facto, durante muitos séculos a Sexta-Feira foi conhecida na Escandinávia como o Sabbath das Bruxas!

12 Factos sobre a Sexta Feira 13 (sim, aqui no Para Rir também somos supersticiosos ^_^’)

1. Chama-se ao medo das sextas-feiras 13 “parascavedecatriafobia”. “Triscaidecafobia” é o medo do número 13 em geral. Este medo não é tão incomum assim. É uma das fobias de top, apenas ultrapassada pelo medo das alturas e claustrofobia.  Napoleão e o ex-presidente Herbert Hoover eram triscaidecafóbicos, acreditam?

2. Muitos hospitais não possuem o andar número 13. Além disso  ínumeros arranha-céus (a quantidade de hotéis então é imensa!) ignoram o 13° andar e alguns terminais aéreos omitem o Portão 13.

3. Estima-se que 700 a 800 milhões de dólares sejam perdidos todas as sextas-feiras 13, pelo simples fato de as pessoas cancelarem compromissos, como viagens e negócios, nessa ocasião. Muitas recusam-se até a sair da cama nesse dia!

4. O ex-presidente americano Franklin D. Roosevelt não viajava no dia 13 de nenhum mês. Também não fazia refeições com 13 convidados.  Hmm, eu também sou assim, eheh!

5. Vários restaurantes em Paris possuem um serviço peculiar de “Convidado Profissional número 14″, para não deixar ninguém com 13 pessoas à mesa.

6. Muitos numerólogos dizem que o número 13 é problemático por causa de sua sucessão ao 12, considerado um número perfeito — 12 meses no ano, 12 signos do zodíaco, 12 deuses do Olimpo, 12 trabalhos de Hércules, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 dias de Natal e a própria expressão “dúzia”.

7. A trágica missão Apollo 13 foi lançada às 13 horas e 13 minutos, do dia 11 de abril de 1970. A soma dos dígitos dessa data (1 + 1 + 4 + 70) é 13. A explosão que danificou a espaçonave ocorreu em 13 de abril (não foi uma sexta-feira). Felizmente, a tripulação voltou à Terra em segurança.

8. Em 1913, um pastor de Nova Iorque ofereceu muitos casamentos gratuitos em uma sexta-feira 13. Ele queria que as mulheres superassem a superstição. Se deu certo, não sabemos.

9. Há um livro chamado “Sexta-feira 13″, cuja história é em torno de um empresário que tenta arruinar toda a economia mundial, exatamente numa sexta-feira 13. Esse livro foi publicado em 1907 e vendeu 28 mil cópias só na primeira semana. Inclusive, alguns historiadores dizem que foi a partir deste livro que a superstição da data teve início.

10. No verso da nota do dólar americano há 13 degraus na pirâmide, 13 estrelas acima da cabeça da águia, 13 flechas numa garra e 13 folhas no galho da oliveira na outra.

11. Em 1939, em uma cidadezinha de Indiana (EUA) obrigou que todos os gatos pretos tivessem sinos no pescoço na sexta-feira, dia 13 de outubro. Como nada de ruim aconteceu depois disso, a cidade continuou com a prática dos sinos por mais 3 anos.

12. A série de cinema  “Sexta-feira 13″ já arrecadou mais de 40 milhões de dólares com seus filmes de terror. Para eles não dá azar de certeza!

Mas tenham calma existe um estudo que diz que as sexta-feira 13 não é um dia de azar! Um estudo estatístico holandês estabeleceu que a sexta-feira 13, considerada “dia do azar” em muitos países, é na verdade mais segura que a média das sextas-feiras comuns. É que a malta que se arrisca a sair de casa tem mais cuidado por onde anda!!!

Aqui no ParaRir.com estamos um pouco divididos. Um de nós tem um medo que se pela do número 13 – quanto mais da Sexta-feira 13! O outro até tem sorte com este número – chega a ganhar prémios e tudo quando aposta nele!

[poll id="2"]

ps. – Se tiveres histórias engraçadas sobre os azares das tuas sexta-feiras 13, não guardes os pesadelos só para ti. Partilha-as com o mundo, deixa um comentário neste artigo!

Related Posts with Thumbnails

Comentários (7)

Muito bom trabalho, mesmo!
:)

Muito obrigado Gimbras!

O teu site também é bastante porreiro. Acho que vais ouvir notícias nossas em breve ;)

Gostei do seu site , se quiserem podem postar nossas piadas .

Abraços

Está um post muito interessante.

Adorámos o vídeo do humortadela… e o texto “Factos sobre a Sexta-feira 13 também está muito interessante.

Continuem o bom trabalho humorístico que têm desenvolvido.

A Bruxa Mor…

[...] é mais uma sexta feira 13, para alguns uma sexta feira como qualquer outra que antecede o tão desejado fim de semana, mas [...]

[...] Giras são estas curiosidades aqui neste blog [...]

Lamento desiludir os supersticiosos mas a sexta-feira treze é o meu dia de sorte e acho mesmo que isso de ter medo do treze vem tudo da cabeça se acreditares numa coisa ela acaba por ser verdade… parabéns pelo vosso trabalho

E que tal um comentário?